Reacções adversas:
Tal como acontece com todos os α2-agonistas, existe o potencial para casos isolados de hipersensibilidade, incluindo resposta paradoxal (excitação). Incidentes de sedação prolongada, bradicardia, cianose, vômitos, apnéia, morte por insuficiência circulatória com grave congestão dos pulmões, fígado, rim e recorrência de sedação após a recuperação inicial foram relatados.
Descrição:
A medetomidine é um composto sintético utilizado como anestésico cirúrgico e analgésico. É normalmente encontrado como seu sal do hydrochloride, hydrochloride do medetomidine. A medetomidine é um agonista alfa-2 adrenérgico disponível por via intravenosa. O medicamento foi desenvolvido pela Orion Pharma. Nos Estados Unidos, está atualmente aprovado para seu uso veterinário em cães e distribuído pela Pfizer Animal Health. No Canadá, a medetomidine é distribuída pela Novartis Animal Health. O produto comercializado é uma mistura racêmica de dois estereoisômeros, dos quais a dexmedetomidina é o principal isômero ativo.
Utilização clínica:
A medetomidine é um agonista potente não narcótico α2-adrenérgico que produz sedação e analgesia. Estes efeitos são dose dependente em profundidade e duração. Sedação profunda e recumbência, com sensibilidade reduzida a estímulos ambientais (sons, etc.), são vistas com a medetomidina.